top of page
Buscar

Internet dos buracos negros?

  • Edson Luis Gonçalez
  • 1 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de ago. de 2023

Como cientistas querem usar o entrelaçamento quântico para criar uma rede de comunicação


Você já se perguntou como seria a internet se ela fosse feita de buracos negros? Pois é, essa é uma ideia maluca que alguns cientistas estão explorando. Eles acreditam que os buracos negros podem ser usados como canais de comunicação super rápidos e seguros, capazes de transmitir informações a distâncias interestelares.


Mas como isso seria possível? Bem, para entender isso, precisamos falar sobre um conceito chamado "entrelaçamento quântico". Esse é um fenômeno que acontece quando duas partículas, como fótons ou elétrons, interagem de tal forma que elas passam a compartilhar propriedades, como o spin ou a polarização. Mesmo que elas sejam separadas por grandes distâncias, elas continuam conectadas e podem influenciar uma na outra instantaneamente. Isso desafia o senso comum e até mesmo a teoria da relatividade, que diz que nada pode viajar mais rápido do que a luz.


Agora, imagine que você tenha dois buracos negros entrelaçados. Isso significa que eles têm uma conexão especial que permite trocar informações entre eles. Se você jogar algo em um buraco negro, ele vai emitir radiação na forma de fótons. Esses fótons vão carregar parte da informação do que foi engolido pelo buraco negro. E se os buracos negros forem entrelaçados, esses fótons vão estar entrelaçados também. Então, se você medir o estado de um fóton em um lado do universo, você vai saber o estado do outro fóton no outro lado do universo. E assim, você pode enviar mensagens codificadas usando esses fótons.


Essa é a ideia por trás da "internet dos buracos negros", um projeto que está sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá. Eles querem criar uma rede de comunicação quântica usando buracos negros artificiais, criados em laboratório com lasers e átomos ultrafrios. Eles esperam que essa tecnologia possa revolucionar a forma como nos comunicamos, tornando as transmissões mais rápidas, seguras e eficientes.


Mas não se empolgue muito. A internet dos buracos negros ainda está longe de se tornar realidade. Há muitos desafios técnicos e teóricos para superar, como criar e manter os buracos negros entrelaçados, medir os fótons sem destruí-los e evitar interferências externas. Além disso, há questões éticas e morais envolvidas. Será que vale a pena usar buracos negros para enviar memes e vídeos de gatinhos? Será que não estamos brincando com forças que não entendemos completamente e que podem ter consequências catastróficas?


Bom, essas são perguntas que ficam para você refletir. Enquanto isso, eu vou continuar navegando na internet normal mesmo, esperando pelo dia em que poderei me conectar com um buraco negro.




 
 
simbolo WhatsApp Starcamp
bottom of page